O Foodies - Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação Empreendedora e Sustentabilidade Aplicadas à Gastronomia e ao Turismo (CNPq/IFB) surgiu pela necessidade que as docentes da área de Gastronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) sentiam em aprofundar os estudos sobre temas relacionados a esse campo de conhecimento que está em construção.
O principal objetivo do Foodies é realizar investigações interdisciplinares a partir dos olhares e procedimentos da Gastronomia, assumindo a inovação, educação empreendedora e sustentabilidade como vetores para enfrentar os desafios atuais e futuros da sociedade com vistas ao desenvolvimento sustentável, redução da desigualdade, equidade de gênero, entre outras questões que perpassam o debate contemporâneo e a Agenda 2030.
Busca-se a formação de uma rede de pesquisadores que contribua para a consolidação do debate teórico em torno das temáticas que perpassam a Gastronomia e o Turismo e em propostas de extensão que estreitem o modelo quadruple hélice (academia, governo, iniciativa privada e sociedade civil), alinhados ao propósito institucional do IFB.
Os estudos em alimentação são um campo interdisciplinar em expansão que examina a relação entre o alimento e demais aspectos da experiência humana. Aqui, tomamos a gastronomia como um campo para analisar e apreender os sistemas valorativos de cada sociedade em um dado período histórico.
Neologismo cunhado nos anos 1980, sem tradução para o português, para designar pessoas que se interessam por tudo aquilo que está relacionado à comida, desde a origem dos ingredientes aos contextos culturais de um prato.
Visite a exposição virtual Cozinha Invisível e conheça 20 mulheres da gastronomia que representam talento, coragem, tradições e cultura. De 01/03 a 31/03.